A Alavancagem é uma das maiores armas do Trader, ou melhor, a maior faca de dois gumes. Por que? Ela pode aumentar exponencialmente a possibilidade de grandes ganhos, porém se mal utilizada, gerar grandes perdas.
É por isso que hoje a gente vai discutir sobre alavancagem: vale a pena? Qual o segredo para fazer dar certo? Continue lendo esse artigo!
Para os iniciantes: Como funciona a alavancagem?
Quando o Trader aciona a alavancagem é como se ele pegasse um empréstimo das corretoras. Por exemplo, se você tem R$ 10 mil para investir, sua corretora oferece alavancagem de até 8 vezes esse valor, sendo assim você poderá operar com R$ 80 mil.
Desta forma, seu ganho vai ser 8 vezes maior caso você tenha lucros.
É aí que mora o perigo para os iniciantes. A sede de potencializar os lucros aliada a falta de experiência e conhecimento de operações é a armadilha que pega a maioria dos Traders, que acabam perdendo 8 vezes mais do que perderiam caso não alavancassem.
Por isso atenção ao usar essa ferramenta, ela não é para inexperientes.
Como utilizar corretamente a alavancagem?
A alavancagem pode e deve ser utilizada de maneira inteligente.
O segredo para evitar perdas é simples (apesar de exigir muita disciplina): dar a devida importância à seu plano de gestão de risco, o que inclui o conhecimento do ativo que você opera e o conhecimento da hora de sair e entrar de uma operação.
O tipo do ativo que você opera pode influenciar na decisão de usar ou não a alavancagem. Por exemplo, geralmente os contratos de dólar futuro são alavancados, porque as movimentações em um único dia tendem a ser bastante pequenas, muitas vezes apenas na quarta casa decimal (mostra um exemplo em números), tornando a alavancagem não só menos arriscada como também necessária para obter ganhos mais significativos.
Já alavancar em um ativo muito volátil pode ser muito perigoso, porque embora as chances de obter alto ganho aumente rapidamente, o mesmo ocorre com o potencial das perdas.
É aí que entra o Stop, o seu melhor amigo que te protege das suas próprias ambições arriscadas, que se torna ainda mais importante em operações alavancadas, já que mesmo uma pequena movimentação contrária, inicialmente insignificante, pode ser o estopim para que se torne uma perda desastrosa.
Por isso, antes de entrar em operação é essencial ter em mente o valor máximo que pode perder, calculando seu Stop de forma mais cautelosa na operação alavancada do que você faria em operações normais.
Jamais esqueça da importância de respeitar a meta de ganho e de perda, reduzindo seu tempo de exposição ao mercado. Acredite, ficar operando o dia todo e “dobrando a meta” não é esperteza, é imprudência!
Agora você já sabe como responder caso a pergunta inicial volte a sua cabeça. Vale a pena operar alavancado? Vale. Mas depende da sua preparação e sua disciplina. Para se tornar um Trader experiente, o primeiro passo é ter completa noção de suas capacidades no mercado. Você está aqui para levar notas pra sua carteira, não pra ser aventureiro, né?
Fique por dentro de mais conteúdos e dicas aqui no blog do Cangaço Trader e também no nosso Instagram.
Para fazer parte do nosso time de Traders consistentes é só entrar no nosso grupo do Telegram, onde você recebe nossas dicas em primeira mão. Clique aqui embaixo:
Eu quero fazer parte do time Cangaço
Até a próxima, Trader.