Feliz Natal, Trader!
Quem quer começar a fazer análise gráfica precisa saber que os níveis de suporte e resistência são as peças-chaves para análise de um gráfico e para, por fim, compreender o comportamento dos movimentos do preço no mercado.
Mas, para identificar esses pontos e aproveitar os resultados que eles podem trazer para suas operações, é necessário entender o conceito por trás desses níveis. A seguir você vai aprender um pouco sobre cada um dos conceitos e como encontrar possíveis suportes e resistências no gráfico.
O que são Níveis de Suporte?
Os suportes são as zonas de preço com alta probabilidade de rejeição do preço que se encontram abaixo da cotação atual. Então, quando estamos falando em suporte, são as regiões que se encontram sempre abaixo do preço negociado no momento.
Eles podem ser usados como referências para pontos de entrada, independente se o ativo estiver fazendo um movimento de alta ou de baixa. Como os suportes estão sempre abaixo da cotação atual, o esperado é que o preço reverta para um movimento de alta logo após chegar próximo a um nível de suporte. Porém o contrário também pode acontecer, é preciso ficar atento.
Quando o nível de suporte falha durante seu teste de rejeição, acontece o que chamamos de rompimento. Normalmente esse rompimento pode empurrar o preço para baixo com força, mas isso pode acontecer por diversos motivos. Os principais são: baixo interesse da ponta compradora nesse nível de suporte ou força vendedora muito superior ao interesse de compra.
O que são Níveis de Resistência?
Ao contrário do que vimos em níveis de suporte, as resistências se encontram sempre acima da cotação atual do ativo.
Essas zonas também possuem alta probabilidade de rejeição do preço, porém para inverter os movimentos para o sentido de baixa. Então quando o preço chega próximo a um nível de resistência, o esperado é que o preço reverta para um movimento de baixa. Mas, assim como os suportes, o contrário também pode acontecer.
Os níveis de resistência também estão suscetíveis aos rompimentos, por isso o Trader deve analisar cada situação dentro do seu contexto e avaliar a confiabilidade desses pontos.
Como analisar o Suporte e a Resistência no gráfico?
Você já está familiarizado com os conceitos, e agora, como encontrar esses pontos de suporte e resistência para combinar a sua análise do gráfico?
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar o Trader a identificar esses pontos. Vamos lá.
- Suporte e resistência em níveis: Os suportes e resistências em níveis de preço são os mais conhecidos, pois delimitam os fundos e topos do mercado que são pontos de grande expectativa. Para fazer a marcação destes pontos é fácil e simples.
Por exemplo, dentro do Profit você pode usar o recurso Resistência disponível na Barra de Estudos, para traçar uma linha reta. Assim você poderá visualizar com facilidade o suporte ou resistência encontrado, e até observar o nível como uma região e não apenas como uma linha.
- Canais de Tendência: Diferente do suporte e resistência em níveis, os canais funcionam quando o mercado está numa tendência clara. Eles nada mais são que linhas diagonais que traçam um possível movimento do preço dentro de um canal com sentido de baixa ou de alta.
Dentro do Profit você pode utilizar o recurso Canais, também dentro da barra de estudos que irá facilitar a sua visualização destes tipos de suporte e resistência.
- Indicadores Técnicos: Existem também uma variedade de indicadores técnicos que auxiliam o trader na visualização de suportes e resistências. Uma das vantagens em se utilizar um desses indicadores é o fato deles identificarem esses níveis de forma automática.
Um exemplo é o indicador Pivot, que com base nos valores de abertura, máxima, e fechamento de um dia, determina possíveis suportes e resistências para o próximo dia.
Agora que você já sabe o que são e como encontrá-las, as zonas de suporte e resistência serão pontos importantes do gráfico e devem ser levadas em consideração na sua análise de mercado. Mas não se engane, essas zonas de suporte isoladas não significam nada dentro de uma análise.
Ou seja, o contexto do mercado deve sempre ser levado em consideração quando você for estruturar uma estratégia com base nessas zonas. Então busque sempre por outras informações que validam a análise das regiões de suporte e resistência.
Para você se aprofundar e ficar expert na leitura do gráfico, o Cangaço Trader preparou um curso completo e simplificado, o DÓLAR EXPERIENCE, que te prepara pra ser um campeão no mercado.
Para mais dicas sobre Day Trade siga o blog e as redes sociais do Cangaço Trader. Ou faça parte do nosso grupo no Telegram, clicando aqui embaixo:
Eu quero fazer parte do time Cangaço Trader
Até a próxima!