E aí, trader, você já ouviu falar no Mercado Futuro?
O mercado financeiro tem diversas oportunidades e o Mercado Futuro pode ser uma boa alternativa para quem quer diversificar seus ativos e sair do tradicional mercado de ações. Vamos entender, de um jeito simplificado, o que é e como funciona o investimento nesse mercado. Bora?
Antes de tudo, entenda que no mercado os investidores compram e vendem uma determinada quantidade de um ativo por um determinado preço. O Mercado Futuro consiste numa evolução deste mercado, onde esses mesmos processos são feitos, mas para uma liquidação em uma data futura.
A lógica do Mercado Futuro é semelhante às operações e movimentações do mercado de ações, sendo que no primeiro são negociados, entre outros ativos, os contratos de índice futuro (derivativos do índice Ibovespa, os contratos de dólar futuro, commodities, etc.).
Como funciona na prática?
O investimento no Mercado Futuro é bem simples: quando o Trader compra um contrato futuro, ele ganha a partir da valorização do preço do contrato, enquanto as perdas surgem quando este preço recua em relação ao contrato adquirido. Cada contrato negociado nesse mercado tem um “lote mínimo”, que basicamente é quantidade mínima a ser negociada de um determinado ativo como, por exemplo, os juros, índice futuro, as arrobas de boi gordo ou o dólar.
A grande diferença do Mercado Futuro em relação a outros, é no processo em si. Nele, o Trader não paga e nem recebe o valor dos contratos que opera. Ele movimenta apenas as oscilações daquele contrato, recebendo os rendimentos ou pagando pelas perdas.
Mas e o que você, trader, tem que se atentar para começar a operar ativos futuros?
O primeiro passo é o estudo: se aprofunde nas principais questões que irão te guiar na hora de operar.
Uma delas é a Margem de Garantia, que é uma margem obrigatória para todos que fazem operações na bolsa de valores. A segunda é a Alavancagem, uma das ferramentas mais importantes, utilizada para movimentar um capital muito maior do que se tem disponível. Terceiro, os custos de envio de ordens, que variam de corretora para corretora. E por último os ajustes diários, recurso utilizado pela bolsa como proteção a riscos dentro do Mercado Futuro, a fim de evitar inadimplências.
O segundo passo é escolher uma plataforma de operações completa e fácil de usar, de uma instituição financeira que ofereça um bom serviço e suporte especializado.
Investir no Mercado Futuro pode trazer grandes vantagens e traz a possibilidade de obter bons retornos financeiros em um prazo curto de tempo. Avalie seu perfil de investidor para ter certeza que esse é o tipo de operação ideal para você. Entenda mais sobre como identificar seu perfil no nosso instagram, que é recheado de dicas para todos os tipos de traders. Clique aqui e confira.
Tire dúvidas também no grupo do Cangaço Trader no Telegram! Faça parte clicando aqui.
Quer se aprofundar no Mercado Futuro? Aqui no Cangaço temos o Dólar Experience, um curso completo e simplificado para você virar especialista em dólar futuro. Saiba mais clicando aqui embaixo:
Quero aprender sobre dólar futuro
Até a próxima, trader!