E aí, trader!
A gente tem certeza que você sabe como é feito um diário ou até já teve um quando criança ou adolescente. Mas o diário que a gente vai te apresentar hoje é um pouquinho diferente do tradicional.
O que você vai aprender a seguir, é como construir um diário de trade, um espaço pessoal para manter registradas as suas atividades no trading, e ainda os seus pensamentos antes e depois das operações. Esse documento é essencial para qualquer Trader sério, que quer se tornar consistente. Quer entender melhor o porquê? Vamos lá.
Porque o diário de trade é eficaz?
O diário é uma ferramenta comprovada de autoavaliação e planejamento. Isso porque colocar seu dia a dia de Trader no papel (ou melhor, planilha!) ajuda, e muito, a melhorar seu desempenho e o controle das suas emoções. No começo pode até parecer estranho e inútil, mas a gente garante que depois de um tempo você vai se sentir mais disciplinado, atento a sua estratégia e até as tendências nas operações vão ficar mais previsíveis pra você, gerando menores perdas.
Como começar?
Sim, escrever um diário leva tempo e força de vontade, principalmente pra quem não tem o costume de escrever. Mas levando em considerações alguns pontos, essa tarefa pode se tornar fácil. Saiba o que você deve anotar no seu diário:
- Mercado
Estruturar o mercado que você participa também é uma forma de avaliar seus passos enquanto trader. O mercado financeiro não é um território calmo, está sempre sofrendo alterações e tudo isso influencia no seu dia a dia, mas, apesar disso, existem regras e padrões você pode explorar e aderir às suas estratégias. Anote tudo isso! O conhecimento dos fatores influencia o conhecimento dos padrões e são eles que dão o pontapé para a consistência.
- Sua mente
Como você se sente antes e depois de uma operação é muito importante. Para entender melhor o motivo disso, imagine o seguinte: se alguns minutos antes de operar você se sente ansioso ou desconcentrado, isso pode te levar a se enganar ou tomar decisões desesperadas durante a operação. Avaliar diariamente sua mente garante que você não entre no jogo sem estar devidamente concentrado e capaz de reagir de maneira racional. Depois de um tempo anotando, será mais fácil compreender seus gatilhos emocionais e pensamentos diante de problemas, e assim, mais fácil será controlar essas emoções.
- Dados
É uma parte que não pode faltar no seu diário. Algumas dessas informações são essenciais não só pra desenvolver sua estratégia, como também pra documentos (entenda mais sobre isso nos nossos artigos sobre *impostos* no Day Trade). Anote os seguintes dados:
- Data
- Instrumento de trading
- Timeframe
- Entrada
- Saída
- Tamanho da posição
- Saldo na entrada
- Saldo na saída
- Lucro/Prejuízo
- Imagens do seu gráfico na entrada e saída
- Análise fundamental: basicamente, o que te influencia na sua decisão de operar no mercado.
- Análise técnica: porque você entrou na operação com base na sua análise do gráfico.
- Sua mentalidade pré/durante/pós operação
- Plano e ações de trading
- Conclusão e análise do seu trabalho
É dessa forma que você vai se tornar um trader disciplinado e focado em evoluir. Nada registrado é em vão e vai te ajudar muito a crescer profissionalmente e pessoalmente. Explore seu caminho, comemore e repita as decisões boas e aprenda com as ruins.
Nossa última dica de hoje é: comece agora! O Cangaço Trader elaborou um formato simplificado de diário para Traders e você pode ter acesso gratuitamente. É só entrar em contato com a gente, no nosso grupo do Telegram. É só clicar aqui.
Ou fala com a gente e te enviamos super rápido: [email protected]
Até a próxima!