Olá Trader!
Você sabia que o dólar futuro é um dos principais ativos do mercado? Vale a pena entender as especificidades, vantagens e desvantagens de operar esse ativo. Acompanhe esse texto até o fim, e quem sabe você não ganha uma nova área de interesse? Vamos lá!
Conhecido também como contrato futuro, o dólar futuro funciona de uma maneira em que compradores e vendedores se comprometem a negociar uma quantidade de dólares a um preço acordado no presente para uma data futura predeterminada.
E qual vantagem se retira disso?
No dia do vencimento do acordo, e no caso do dólar futuro o vencimento sempre ocorre no 1º dia útil do mês, se o dólar futuro estiver a um preço acima do valor da negociação, o comprador se beneficia do lucro. Caso contrário, o vendedor se beneficia.
Operar o dólar também não quer dizer que você está mexendo com o dinheiro em espécie, na verdade, na negociação de um contrato futuro, a liquidação é em reais e baseada no preço do dólar, então não é preciso ter dólares em conta pra investir nessa operação na Bolsa.
No dólar futuro também é possível ter mais de um tipo de negociação. A modalidade mais utilizada Day Trade é a Especulação:
Esse tipo de operação é um dos mais populares pra pessoas físicas. O objetivo é lucrar a partir da venda por valor mais elevado do que a compra, e ao contrário, pela venda a preço alto e recompra a preço baixo. Com experiência e boa noção de mercado, os lucros são potencialmente grandes para os traders.
E ainda tem os menos populares, o Hedge e a Arbitragem.
O hedge geralmente é feito por empresas e tem como objetivo proteger o seu patrimônio atrelado ao dólar.
A arbitragem é normalmente executada por grandes investidores, como os bancos, com a finalidade de explorar a diferença do dólar em diferentes temporalidades.
Se você tem interesse em trabalhar com a Especulação, aqui vai algumas dicas e curiosidades que vão te ajudar a começar no mercado futuro:
- Sem treino, sem lucros
Nada de se lançar em plataformas profissionais sem antes se aprofundar no ativo e operar em plataformas de teste. É só testando estratégias, entendendo a dinâmica, que você vai poder operar no futuro com confiança e sem perder dinheiro.
- Você sabe o que é Alavancagem?
É devido a alavancagem que você pode operar grandes valores sem ainda tê-los. Utilizando essa ferramenta, você pode mover determinado valor tendo em conta apenas uma fração disso, que é definido pela corretora.
- Tá inseguro? Vai de Mini-contrato
Apesar de poder trazer grandes lucros, ainda há a possibilidade de grandes perdas ao usar a Alavancagem. É por isso que existe uma opção com maior margem de garantia: os mini-contratos. Ele é um derivativo do dólar futuro para quem quer investir valores menores, sendo assim, o Trader com apenas R$ 300,00 já pode fazer parte do mercado futuro. É o aconselhado também pra quem tá começando no Day Trade. Estude sobre gestão de risco, não é porque que pode operar com esse valor que você terá bons resultados.
- Alta liquidez e volatilidade
A liquidez e a volatilidade estão relacionadas a movimentação de um ativo ao longo de um dia e o quanto ele tem de volume de ofertas. E se você quer um empurrãozinho para entrar de vez no mercado futuro, eis um fato: O dólar futuro é um ativo muito volátil, com muitas ofertas de compra e na venda, portanto, um ativo excelente para Day Trade.
Agora já tem motivos o suficiente pra ser um Trader de dólar futuro? Temos uma última dica: Se especialize para operar com consistência. Aqui no Cangaço Trader temos o Dólar Experience, que é um curso completo e simplificado para quem quer se aprofundar no dólar. Conheça um pouco mais sobre, clicando no link abaixo:
Eu quero me especializar no dólar futuro
Até as próximas dicas, Trader!