E aí, Trader.
Quem realiza operações de Day Trade (e até Swing Trade) conhece bem o Candlestick. Mas pra quem ainda é iniciante, experimentar essa ferramenta pode ser de grande utilidade para as suas operações. Vamos conhecer detalhadamente como funciona esse gráfico?
O Gráfico de Candlestick é um instrumento para auxiliar na análise gráfica de ativos de renda variável, como por exemplo as ações e minicontratos. Ele apresenta, em um formato de gráfico, o preço de um ativo ao longo do período determinado.
Basicamente, ele serve para que você visualize todos os pontos de entrada e saída de um ativo, identificando tendências sobre ele.
Você deve estar se perguntando como surgiu esse gráfico, pois bem: Foi no Japão, no século XVIII, onde o arroz era a commoditie mais importante e rentável do país. Os fazendeiros da época despachavam sacas para diferentes regiões, e assim recebiam títulos representativos de valor, como um contrato futuro, que garantia o direito de ser vendido a qualquer momento nas bolsas de arroz. E aí, para acompanhar os preços desses “contratos futuros”, os japoneses desenvolveram esse método de análise técnica.
O método se popularizou até chegar nos investidores de Wall Street, e agora é conhecido por praticamente todos os traders experientes.
Para analisar o gráfico é preciso levar em consideração alguns pontos:
- Período: Cada candle no gráfico representa o que aconteceu com o preço de uma ação em um determinado período. O intervalo de tempo é você quem vai determinar, pode ser 1 minuto ou 1 ano, você decide de acordo com sua estratégia.
- Formato: O formato contém os valores dos preços que a ação atingiu durante o período que você escolheu. São os preços indicados são os de abertura, fechamento, preço máximo e mínimo.
- Cor: As cores no gráfico também são indicadores importantes, pois determinam se o preço é de alta ou de baixa. Por exemplo, se o preço de fechamento está abaixo do preço de abertura, então o preço da ação caiu durante o período. Isso significa que o candlestick será de baixa, na cor vermelha. Caso contrário, o candlestick será de alta, na cor verde.
- Padrões: As sequências de candles podem representar um comportamento de um ativo. E é aí que você pode identificar a tendência e decidir se vai comprar ou vender. Entre os diversos padrões identificados e nomeados pelos analistas do mercado, os mais conhecidos são: Martelo e Martelo Invertido, Estrela da Tarde e Estrela da Noite, e a Nuvem Negra.
Sendo bem analisado, Gráfico de Candlestick é um grande aliado do Trader. Ela pode ser utilizada tanto no Day Trade quanto no Swing, e em ambos os casos é necessário estudar e se aprofundar na técnica.
Uma dica que é sempre trazida aqui é: treine! Não se arrisque de primeira utilizando um gráfico que você não conhece. Comece analisando ativos com datas passadas e veja se conseguiu identificar a tendência corretamente.
Quer mais dicas? Veja outros conteúdos no blog e no Instagram do Cangaço Trader.
Você também pode fazer parte do nosso grupo no Telegram, é só clicar no botão abaixo:
Eu quero fazer parte do time Cangaço
Até a próxima, trader!