E aí, Trader!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Payroll.
Ele é o principal indicador econômico do mercado financeiro, sendo de extrema importância para o operacional dos Traders, além de ser um termômetro da economia norte-americana.
Se você já ouviu falar mas ainda não entende sua importância e como utilizá-lo para melhorar suas operações, continue lendo!
O que é o Payroll?
O Payroll, ou Nonfarm Payroll, é o indicador que apresenta a folha de pagamentos não-agrícola norte-americana. É um dado que inclui toda força de trabalho, excluindo o setor primário, e mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário nos Estados Unidos.
O Indicador é divulgado pelo Bureau of Labor Statistics, faz parte de um importante relatório sobre a situação de empregos do país, porque é responsável por considerar cerca de 80% dos trabalhos que servem para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA.
E é exatamente por essa característica que o Payroll é tão importante para os players: com ele é possível analisar dados de suma importância para a análise econômica, como por exemplo, quantos empregos foram criados no último mês, o quanto a taxa de desemprego aumentou, entre outros. Assim, conseguindo prever também quais setores tiveram maiores lucros, se tornando referência para Traders do mundo todo.
Juntamente com o Payroll, são divulgados alguns indicadores que ajudam a criar o repertório dos players. Esses são:
- Ganho médio por hora trabalhada (mensal ou anual): Esse indicador dá uma boa noção do crescimento da renda pessoal durante o mês ou ano. Valores acima ao esperado são considerados positivos para o dólar.
- Balança Comercial: O Índice da Balança Comercial mede a diferença de exportações e importações. Dados de exportações podem refletir crescimento da economia do país. Já os dados de importações podem indicar uma maior demanda doméstica.
- Taxa de Desemprego: A taxa de desemprego é medida do percentual da força de trabalho total que está desempregada (em idade ativa ), mas que procurou emprego nos últimos 30 dias. Um valor acima ao esperado pode significar fraqueza para o mercado de trabalho nos EUA e atinge negativamente o dólar.
Como interpretar o Payroll corretamente?
Como já falado no começo, o Dólar reage com a divulgação do Payroll, o que afeta diretamente o Trader que opera, principalmente nos mercados de dólar e índice, com expectativas em relação a volatilidade na moeda.
Interpretar o Payroll corretamente é o ponto chave para não ser arrastado pelo mercado. Por exemplo: um Payroll muito abaixo do previsto revela que a economia americana está desaquecida, pelo menos em relação ao último mês. Isso pode nos indicar problemas como: aumento do desemprego, aumento do trabalho informal, diminuição do salário, entre outros.
O relatório inteiro, com os demais importantes indicadores servem como uma espécie de termômetro da economia americana. E consequentemente, a situação empregatícia e salarial dos EUA refletem como um todo também no cenário financeiro do mundo todo.
Agora que você já conhece o Payroll e os efeitos que ele tem sobre sua vida no trade, fique ligado na divulgação dos números. Normalmente, ele é divulgado na primeira sexta-feira de cada mês (às vezes na segunda).
Se você quer entender ainda mais conceitos do mercado, cola aqui no blog e também nas redes sociais do Cangaço Trader. Ou faça parte do nosso grupo no Telegram, clicando aqui embaixo:
Eu quero fazer parte do time Cangaço Trader
Até a próxima!