Olá Trader!
Você já conhece a Taxa Selic e os impactos dela sobre seus investimentos? Um profissional que se preze sempre deve estar atento aos indexadores, já que saber como utilizá-los significa mais cifrões para sua conta! Continue lendo para entender desde o conceito até onde você se encaixa nessa história. Vamos lá?
Primeiro de tudo, é preciso entender o que é a Taxa Selic.
O termo é uma sigla, que significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia, e nada mais é que um sistema do Banco Central que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.
Mas a Taxa Selic como nós do mercado conhecemos é a Taxa Selic Meta. Ela é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias, e é o parâmetro utilizado pelos bancos para determinar a taxa de juros dos empréstimos diários que eles fazem uns aos outros.
E como funciona?
O cálculo da Selic é feito pelo sistema Selic ao final de todos os dias úteis, mas afinal você não precisa se preocupar com isso, a parte realmente importante pra nós é saber quanto está a taxa Selic em um determinado dia do período (e isso você encontra no próprio site do Banco Central do Brasil), porque ela tem um papel estratégico no controle da inflação e na estabilização da economia.
Por exemplo, quando a taxa está alta, é mais caro emprestar dinheiro e o capital em circulação no país diminui. Tudo isso porque ela representa a taxa de juros praticados, ou seja, o “preço” que se paga pelo crédito no país.
Deste modo, o Copom usa a Selic como uma forma de manter o excesso de dinheiro em circulação no controle, o que guia os rumos da economia e, consequentemente, o trabalho dos Traders.
Como falamos anteriormente, o objetivo do Selic é controlar a circulação de dinheiro, e isso afeta nosso trabalho, já que o custo de oportunidade de operar na Bolsa está ligado ao quanto você pode obter em investimentos livres de risco.
Explicando melhor, se a Selic vem caindo de forma acelerada, a quantidade de pessoas que colocam seu dinheiro na Bolsa de Valores em busca de melhores rendimentos aumenta, e isso faz com que o mercado cresça e tenha mais oportunidades para os Traders.
Quando se entende como as coisas se conectam, tudo parece mais simples, né? Mas não se esqueça que as oportunidades só aparecem para os traders que sabem o que estão fazendo. Por isso, não deixe de lado a rotina de estudos para entender mais do mercado. Faça parte da família Cangaço Trader e entre no nosso grupo do Telegram, onde trocamos conhecimentos sobre Day Trade diariamente.
É só clicar aqui.
Até a próxima, trader!