Fala, Trader!
Você conhece o mercado de derivativos?
No Brasil, esse mercado ainda é um ponto de interrogação pra muitos investidores iniciantes. E é por isso que hoje você vai aprender mais sobre o que são derivativos e como ganhar lucros a partir deles. Vamos lá?
O que são derivativos?
Os derivativos são contratos cujo valor varia de acordo com um ativo subjacente. Ou seja, são aplicações em que o seu valor derivam de acordo com o comportamento de outro produto, o ativo-objeto.
Esses ativos frequentemente são físicos, como café, ouro, ferro e milho. Mas também é comum encontrar ativos de origem como taxas de juros ou ações. E ainda é possível criar até mesmo derivativos de outros derivativos.
As operações derivativas mais conhecidas nesse mercado são as do mercado a termo, mercado de opções e mercado futuro. Bora conhecer melhor cada uma?
- Mercado a Termo:
Nesta operação existe o compromisso de compra ou venda firmado entre dois investidores de um ativo em um determinado tempo futuro. Por exemplo, você promete comprar as sacas de arroz a 30 dias. Ou seja, você se compromete a comprar estas ações no período de 30 dias por um valor combinado assim como a outra parte é obrigada a vender as ações. Simples, né.
- Mercado de Opções:
Ao comprar um contrato de opção, o Trader ganha o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um ativo financeiro.
Para que você entenda mais fácil, no mercado de opções os direitos de compra e venda de ações são negociados com preços e prazo pré-fixados, portanto, quem faz a compra de uma opção sempre será o Titular e quem faz a venda da opção sempre será o Lançador. Eles não negociam o ativo em si no primeiro momento, mas o Prêmio. Ambos precisam combinar um valor de venda ou compra no momento do contrato, o chamado strike price ou preço exercido.
- Mercado Futuro:
Já neste último, o Trader pode comprar um contrato ou mini contrato de venda ou de compra de um ativo a determinado valor e data. E esse o contrato futuro ainda pode ser vendido para outro Trader antes da data, o liberando do contrato.
É por isso que, diferente do mercado a termo, os contratos futuros sofrem ajustes diários e tem alta liquidez.
Os produtos que podem ser negociados em contratos futuros no Brasil são o dólar, índice, soja, algodão, boi gordo, café, milho e outros. Lembre-se: nunca são negociados os ativos em si, mas contrato que dão direito às oscilações dos ativos. Conheça um pouco mais sobre Mercado Futuro em outro artigo *aqui* no blog.
Vale a pena investir em derivativos?
Enquanto especulador, você vai ficar de olho no preço que aquele ativo vai ter durante o dia e, assim que houver uma variação ao seu favor, você já pode vendê-los para obter o lucro. Portanto, se vale a pena ou não, tudo dependerá do seu objetivo com o capital investido.
Se o objetivo é aumentá-lo de forma mais rápida, será preciso investir num bom conhecimento sobre Day Trade, ter um mentor presente e disposto a ajudar você. Caso esteja procurando o conhecimento para se tornar um Trader de Sucesso, basta clicar no botão abaixo:
Quer ficar por dentro de mais assuntos sobre o mercado de Day Trade? Acompanhe o Cangaço Trader também nas redes sociais. Clique aqui.
Ou faça parte do nosso time no grupo do Telegram, onde você pode trocar conhecimentos com Traders experientes de diversos lugares. Clique aqui.
Até a próxima!