Todos os tipos de investidores, tanto com renda fixa quanto variável, já se depararam com esse termo: rentabilidade. Portanto, a maioria de nós sabe que é o retorno que você tem da aplicação, ou seja, a remuneração recebida A MAIS a partir de quanto você investiu. Mas como saber se a sua rentabilidade vai ser realmente boa, que vai valer a pena em relação aos seus esforços e investimentos? Vamos lá, Trader, que agora você vai entender sobre rentabilidade, continua lendo!
O primeiro ponto a entender, é a diferença de lucratividade e rentabilidade, dois termos que costumam causar confusão na cabeça de alguns.
Trazendo um exemplo, é bem fácil de entender: Digamos que você colocou 1.000 reais. No fim do dia você obteve 100 reais, logo sua rentabilidade foi de 10%. Porém, como sempre acontece, você teve que pagar impostos pela operação (entenda mais sobre impostos no Day Trade clicando neste outro *artigo*) e imaginamos que foi de 30 reais, nesse caso a lucratividade foi de 70 reais.
Em conclusão, a rentabilidade é o valor “cru” que recebemos de retorno, sem contar os impostos ou gastos.
Agora vamos pra questão que você estava se perguntando: Tem como calcular a rentabilidade no Day Trade?
Os ativos de renda variável são bem mais difíceis de se prever em relação às rendas fixas. Por isso, não existe uma fórmula com a resposta de quanto o valor investido vai render. Isso porque são aplicações com alta volatilidade e existem fatores esperados e inesperados interferem na rentabilidade desses ativos, e é neles que você precisa ficar atento ao operar no Day Trade:
- Política nacional e internacional
- Setor (tipo do ativo)
- Impostos
- Taxas de administração
- Inflação.
Portanto, entenda que apesar de não existir uma fórmula mágica que te mostre qual o seu lucro ao operar determinado ativo, estudar e estar atento aos fatores controláveis é a grande vantagem do Trader sábio e consistente. O retorno dos investimentos vai depender do seu entendimento do momento e das suas projeções.
Retomando a pergunta inicial, saber se a sua rentabilidade vai ser realmente boa, que vai valer a pena em relação aos seus esforços, depende da sua preparação. E, claro, seu entendimento de que ainda possui riscos. Até porque quanto maior o risco, maior a possibilidade de rentabilidade, mas só se você entende e sabe jogar o jogo.
Quer mais dicas e materiais para estudo? Dá uma conferida nas redes sociais e no blog do Cangaço Trader.
Ou se quiser trocar conhecimentos e experiências com traders de todo o país, vem pro nosso grupo do Telegram! É só clicar aqui para fazer parte do time.
Até a próxima, Trader!